Curiosidades

A história do Vidro
Os primeiros registros datam que 5000 a.C. mercadores Fenícios descobriram acidentalmente o novo material ao fazerem uma fogueira.
Na beira da praia sobre a qual apoiaram blocos de nitrato de sódio, utilizados para segurar suas panelas. O fogo, aliado à areia e ao nitrato de sódio, origina pela primeira vez um líquido transparente, o vidro.
(Fonte USP)

O vidro
Em sua forma pura, o vidro é um óxido metálico super esfriado transparente, de elevada dureza, essencialmente inerte e biologicamente inativo, que pode ser fabricado com superfícies muito lisas e impermeáveis. Estas propriedades desejáveis conduzem a um grande número de aplicações.
No entanto, o vidro geralmente é frágil, quebra-se com facilidade.
O vidro comum se obtém por fusão em torno de 1.250 ºC de dióxido de silício, (SiO2), carbonato de sódio (Na2CO3) e carbonato de cálcio (CaCO3).
(Fonte Wikipedia)

O vidro , é uma solução sólida resultante da solidificação progressiva, sem traços de cristalização, de misturas homogêneas em fusão, formadas principalmente por sílica, soda e cal. Para fabricação do Vidro, é necessário fundir juntos 4 elementos básicos:

  • Areia
  • Calcário
  • Barrilha
  • Feldspato